Foi publicado o artigo “Configuração Espacial e Planejamento Habitacional: Estudo de Caso da Cidade de Patos, Paraíba, Brasil”, de autoria de Alexandre Augusto Bezerra da Cunha Castro e Rodrigo Costa do Nascimento, nos anais da 12ª Conferência Internacional da Rede Lusófona de Morfologia Urbana (PNUM), ocorrida em setembro de 2024.
Este estudo teve como objetivo analisar as congruências e incongruências na implantação de conjuntos habitacionais e sua relação com a configuração espacial urbana, utilizando a cidade de Patos, no interior da Paraíba, Brasil, como estudo de caso. Foram avaliados três conjuntos habitacionais: Sapateiros, Itatiunga e São Judas Tadeu, os mais recentes inaugurados na cidade.
A metodologia principal foi a Sintaxe Espacial, a partir da Análise Angular de Segmentos, que permitiu quantificar o potencial de movimento da malha viária e aferir a facilidade ou não de deslocamento de/para os conjuntos habitacionais, bem como foram utilizados dados de densidade e renda. Os achados da publicação ajudam a compreender como a localização destas habitações afetam a inclusão social dos moradores, no que diz respeito ao acesso às oportunidades urbanas (emprego, serviços, lazer, etc.).
Para baixar o artigo, acesse o link a seguir:
Referência:
CASTRO, A. A. B. C.; NASCIMENTO, R. C. Configuração Espacial e Planejamento Habitacional: Estudo de Caso da Cidade de Patos, Paraíba, Brasil. In: Conferência Internacional da Rede Lusófona de Morfologia Urbana, 12, Belém, 2024. Anais… Belém: UFPA, 2024.
