Artigo “Padrões Morfológicos dos Quarteirões da Cidade de Patos, Paraíba, Brasil”

Foi publicado o artigo intitulado “Padrões Morfológicos dos Quarteirões da Cidade de Patos, Paraíba, Brasil”, no Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes.

O trabalho, de autoria de Alexandre Augusto Bezerra da Cunha Castro, Sheila Rodrigues de Albuquerque, Krisliane Kellen Lima Silveira, Guilherme Honório da Silva e Ashiley Pereira Gonçalves, trata da investigação sobre os quarteirões da cidade de Patos, Paraíba, Brasil, a partir de diferentes medidas morfológicas.

Os resultados revelam um padrão morfológico dos quarteirões relacionado à dicotomia entre centro e periferia: no centro da cidade, predominam uma maior densidade edilícia, quadras menores e mais compactas, o que favorece a escala humana e a interação entre os espaços público e privado. Em contraste, as áreas periféricas apresentam quarteirões maiores, menos compactos e mais dispersos, criando um ambiente mais espalhado e com menor integração entre os espaços públicos e privados.

Esses achados contribuem para uma compreensão mais aprofundada de como o processo de evolução urbana influenciou a configuração dos quarteirões, vinculando-os a distintos fenômenos socioespaciais. O artigo pode ser acessado na página do periódico, no link abaixo:

https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/5453

Referências:

CASTRO, A. A. B. C.; ALBUQUERQUE, S. R.; SILVEIRA, K. K. L.; SILVA, G. H.; GONÇALVES, A. P. Padrões Morfológicos dos Quarteirões da Cidade de Patos, Paraíba, Brasil. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 12, n. 38, 2024. DOI: 10.17271/23178604123820245453.