Este post traz um review do artigo “A morfologia dos quarteirões: uma revisão de literatura”, publicado na Revista Coopex, v.14, n.5, em 2023.
O trabalho é fruto do projeto pesquisa intitulado “A Dissolução da Quadra: Uma Análise Morfológica das Transformações dos Quarteirões da Cidade de Patos, Paraíba, Brasil”, coordenado por mim no Centro Universitário de Patos (UNIFIP). O trabalho contou com a coautoria dos meus alunos Krisliane Kellen Lima Silveira, Guilherme Honório da Silva e Ashiley Pereira Gonçalves.
O artigo traz uma revisão de literatura sobre a delimitação conceitual dos quarteirões (ou quadras) e como são debatidos em diferentes abordagens e estudos de morfologia urbana. Também são apresentados estudos de caso, em que são analisadas as diferentes maneiras de se estudar o quarteirão em estudos morfológicos.
A principal contribuição deste texto é compilar os diferentes pontos de vista sobre o quarteirão, importante elemento da forma urbana, mas que é pouco trabalho conceitualmente. O artigo foi o ponto de partida da pesquisa, que culminou em uma análise nos quarteirões da cidade de Patos, Paraíba, Brasil.
Para acessar o artigo, clique no link da Revista Coopex abaixo:
https://coopex.unifip.edu.br/index.php/coopex/article/view/587
Como citar:
CASTRO, A. A. B. C. et al. A morfologia dos quarteirões: uma revisão de literatura. Revista Coopex, v. 14, n. 5, p. 4268–4282, 2023.
